Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2013

OCUPAÇÃO: Clima é tenso em Belo Monte.


Os índios que ocupam desde segunda-feira (27) o sítio Belo Monte à 55 km de Altamira, ameaçam atear fogo em estruturas e veículos do CCBM, o local já foi todo isolado, nenhum trabalhador ou guarda patrimonial entra na área, as lideranças disseram que ninguém vai conter os protestos que devem ser endurecidos a partir de agora.


A liderança Valdeni Munduruku orientou que a força nacional não tente fazer reintegração de posse usando métodos de guerra, caso contrário terão guerra. Várias partes dos escritórios estão com pedaços de papeis embutidos para a propagação do fogo em caso de conflito direto. Além de mulheres e idosos, crianças também estão em Belo Monte, no total cerca de 170 índios de 5 etnias participam das manifestações.

A polícia rodoviária federal deixou Altamira por volta das 16:50h com destino ao sítio Belo Monte, a iminência de confronto é preocupante.

ENTENDA A OCUPAÇÃO:

O grupo de índios reivindica a consulta prévia dos impactos ambientais que serão provocados pela construção do empreendimento.

Na terça-feira (28), a Justiça Federal de Altamira determinou o prazo de 24h para que o grupo de manifestantes deixasse o local de forma pacífica. A defesa indígena pediu a revisão da ordem, mas teve o pedido negado pelo juiz federal Sérgio Wolney de Oliveira Guedes, que manteve o prazo para a desocupação, expirado às 17h da quarta-feira (29). No entanto, os índios permanecem no canteiro de obras.

Por: Felype Adms.

Nenhum comentário:

Postar um comentário