Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Índios entram em acordo, mas não desocupam canteiro de Belo Monte

Os manifestantes que ocupam o principal canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, reuniram-se nesta quinta-feira (30) com Nilton Tubino, representante do ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e decidiram que vão até Brasília para reunião com o ministro no próximo dia 4 de junho. Os indígenas exigiram, porém, permanecer no Sítio Belo Monte até a data do encontro.
Durante a reunião, que iniciou por volta de 17h e encerrou por volta de 23h, os indígenas decidiram ainda que nesta sexta-feira (31) vão liberar as entradas do Sítio Belo Monte para o retorno das obras, que estão paradas desde a última segunda-feira (29), quando a ocupação iniciou. O bloqueio impediu a entrada de cerca de sete mil operários.
Por meio de sua assessoria, o Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) informou que os manifestantes seguem ocupando a área do escritório central do consórcio no canteiro de obras e que um alojamento semelhante ao dos operários foi disponibilizado para que eles saíssem do local.
Ainda nesta quinta-feira (30), os indígenas anunciaram estarem organizados para incendiar caminhões e a sede do escritório do Sítio Belo Monte, caso não houvesse acordo com o Governo Federal.
Entenda o caso
Cerca de 150 indígenas de várias etnias voltaram a ocupar, na madrugada da última segunda-feira (27), o principal canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em Vitória do Xingu, na região sudoeste do Pará. Eles ocuparam o sítio Belo Monte no último dia 2 de maio e permaneceram no local durante 8 dias. O grupo reivindica a consulta prévia dos impactos ambientais que serão provocados pela construção do empreendimento.
Na terça-feira (28), a Justiça Federal deAltamira determinou o prazo de 24h para que o grupo de manifestantes deixasse o local de forma pacífica. A defesa indígena pediu a revisão da ordem, mas teve o pedido negado pelo juiz  federal Sérgio Wolney de Oliveira Guedes, que manteve o prazo para a desocupação, expirado às 17h da quarta-feira (29). No entanto, os índios permanecem no canteiro de obras.
Com o descumprimento da ordem judicial, a decisão da justiça autoriza o uso da força policial para garantir a saída dos manifestantes da área.

g1 PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário