Páginas

sábado, 22 de junho de 2013

Pará tem protestos por melhoria em sete municípios

Municípios do sul e sudeste do Estado aderiram à onda de protestos pelo país e realizaram nest
a quinta-feira algumas manifestações. Em Marabá aconteceu de forma pacífica na tarde e início de noite. Aos poucos cerca de 4 mil pessoas se reuniram em frente ao ginásio poliesportivo Renato Veloso, em frente à sede da Prefeitura de Marabá.

A passeata fez paradas em vários pontos . Mais duas manifestações estão programadas para Marabá, sendo uma no dia 28, e outra no dia 30 de junho. 

CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA

Em Conceição do Araguaia, no início da noite de quarta-feira (19) estudantes, lideranças jovens, representantes de classes e populares fizeram um grande manifesto pela cidade.

O protesto iniciou na praça da Bíblia e percorreu as principais vias urbanas, com parada em frente à Prefeitura Municipal. A manifestação terminou no Estádio Carecão, onde estava prevista a abertura de um evento esportivo. 

TUCURUÍ

Em Tucuruí, foi realizado ontem o 1º Ato de Protesto contra a Corrupção nas esferas federal, estadual e municipal. A passeata foi em defesa da população de todo o país e, em especial, pelas grandes dificuldades pelas quais o município atravessa.

Cerca de cinco mil pessoas participaram do protesto, de forma pacífica. Caminharam 6 km até os prédios da Câmara, Prefeitura e da Promotoria de Justiça do Ministério Público de Tucuruí.

Os manifestantes centraram fogo na revogação do aumento da passagem de ônibus.

BREU BRANCO

Por volta das 17h30, os manifestantes começaram a chegar em frente ao prédio da Prefeitura Municipal de Breu Branco. Com faixas e cartazes, e entoando palavras de ordem “Acorda Breu Branco”, aos poucos foram se concentrando no local. O idealizador da manifestação é o professor Eleazar Carrias.

SANTARÉM

Uma multidão tomou conta das principais ruas do centro de Santarém, no final da tarde desta quinta-feira, num protesto que começou por volta de 17h, na Praça Barão de Santarém. Aos poucos, o movimento ganhou retorço com a chegada de estudantes, donas de casa, servidores públicos, comerciários e representantes de entidades sociais. Desde cedo, grupos se concentravam na praça para pintar faixas, camisas, cartazes e o próprio corpo com palavras de ordem contra inúmeros problemas enfrentados pelos brasileiros. 

CASTANHAL

A mobilização social realizada em todo Brasil chegou a “Cidade Modelo” com força total. Um grupo de estudantes da UFPA e Uepa, com apoio do Sintepp, realizou grande manifestação pelas ruas da cidade. Os estudantes se concentraram na Praça do Cristo e orquestraram como seria a manifestação até o centro de Castanhal. 

Na principal avenida da cidade, os manifestantes não cansavam de mostrar os cartazes e faixa pedindo melhorias na saúde, educação e infraestrutura. 

Ao chegar em frente a prefeitura da cidade, os estudantes cantaram o hino nacional e ficaram sentados nas duas pistas da principal avenida da cidade. O trânsito ficou caótico e precisou ser desviado pelos agentes de trânsito, aumentando ainda mais o transtorno dos motoristas. 

Um grupo de estudantes foi ao gabinete da prefeito Paulo Titan, mas foi informado que ele não estava. Os estudantes queriam entregar pessoalmente a pauta de reivindicações ao prefeito e deram 30 minutos para que ele aparecesse. 

Como Paulo Titan não chegou a tempo, os estudantes invadiram a prefeitura de Castanhal. Os manifestantes tomaram todo o prédio e ficaram cantando palavras de ordem. Alguns funcionários ficaram trancados dentro das salas, mas em momento algum houve depredação ou violência. 

Até as 13h o prefeito Paulo Titan não foi ao encontro dos estudantes, o vice prefeito Milton Campos recebeu a pauta de reivindicações e prometeu que segunda feira, o líder do executivo irá se reunir com os estudantes.

A expectativa dos manifestantes é que na próxima quarta feira, dia que acontece o ato denominado “Vem pra rua Castanhal”, as ruas da cidade recebam mais de cinco mil pessoas protestando contra a corrupção. 

BAGRE

Um grupo de baderneiros se aproveitou de uma manifestação pacífica realizada por moradores que protestavam contra o racionamento de energia no município marajoara de Bagre e depredou na noite da última quarta-feira os prédios da prefeitura, da Câmara Municipal, da usina de energia que abastece a cidade e a casa do prefeito Cledson Rodrigues. Até um ônibus escolar foi alvo dos baderneiros. Apesar dos ataques ninguém saiu ferido da manifestação, que foi contornada por policiais militares de Bagre e do município vizinho de Breves.

(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário