Páginas

sábado, 15 de junho de 2013

11º FESTIVAL PARÁ FOLCLÓRICO DE ALTAMIRA REÚNI MAIS DE TRÊS MIL PESSOAS NO GINÁSIO DA BRASÍLIA


Ginásio da Brasília ficou lotado na abertura do evento
Um grande espetáculo, é como se pode definir a primeira noite do 11º Festival Pará Folclórico de Altamira que teve início nesta quinta-feira (13), realizado no ginásio Poliesportivo do bairro de Brasília. Mais de três mil pessoas lotaram o ginásio para prestigiar o maior espetáculo artístico Cultural do Oeste do Pará, da Transamazônica e do Xingu.
Para a realização do evento o governo municipal reformou a parte interna do Ginásio poliesportivo, pois o mesmo não oferecia condições digna do evento, o governo Trabalho e Desenvolvimento Social entregou a reforma do ginásio na noite de 12/06. Passaram oito anos do governo passado e não foi feita nenhuma reforma do prédio, mas nas prestações de contas da ex-gestão constam várias reformas do ginásio.
Jurados
O 11º Festival Pará Folclórico de Altamira é uma realização da AGFAL (Associação dos Grupos Folclóricos de Altamira), e conta  com apoio  da Prefeitura e da Secult, com o objetivo de alinhavar políticas públicas visando a excelência na preservação do patrimônio cultural, estimulando à produção artística e garantindo acesso aos bens culturais para a população de Altamira em toda a sua diversidade.
O festival folclórico conta com 9 grupos sendo estes: Rosas dos Ventos; Tradição Aparecida; Flor da Juventude; Cisne Branco; Nova Geração; Beija Flor; Explosão Bela Vista; Furacão Anchieta e Cheiro Verde. Na primeira noite se apresentaram três grupos: Explosão do Pará, Tradição Aparecida e Cisne Branco, todos deram um verdadeiro espetáculo de cultura para o público presente que se surpreendeu com as apresentações dos grupos.
Pinduca levantou a galera das arquibancadas
A primeira apresentação da noite ficou por conta do grupo Explosão do Pará, que conta com a participação de 40 componentes e aposta no tema: Ritmos envolventes na Terra do Carimbó, para levar o título, “vamos mostrar realmente o carimbó, o Olodum, todas as danças originadas no Pará que é a terra do carimbó, e o público pode esperar que este ano a dança do peru vem diferente e vai surpreender a galera”, ressaltou o presidente Gleidyson Teles Brito.
Com o tema: “De Altamira a Santarém, mostrando a Cultura que o tapajoara tem!” o grupo Tradição Aparecida entrou na quadra junina prometendo muita garra em sua apresentação, “este ano o povo pode esperar muita inovação, muita beleza e muita cultura, e hoje estaremos fazendo uma surpresa, onde o boto vai virar homem dentro da quadra junina”, disse o presidente Marcos Alberto dos Santos.
Grupo Cultural Explosão do Pará
Para a última apresentação da noite o grupo Cisne Branco surpreendeu o público com a presença do cantor Pinduca, que levantou a plateia que e animou todos que cantaram em voz alta as músicas do rei do carimbó, “essa é a primeira vez que participo desse festival folclórico, eu m adorei, o público maravilhoso, muito animado, eu sempre falei que  adoro o povo altamirense, essa é minha segunda casa”, disse emocionado o íncone da cultura paraense Pinduca. O Grupo que já conquistou três títulos, espera ganhar mais um este ano com o tema: “Eu canto, eu danço e deixo o carimbó me levar”. Alan Jhones – Coordenador Geral.
Para o prefeito Domingo Juvenil a primeira noite superou todas as expectativas, “uma noite maravilhosa, em um ambiente sadio, foi maravilhoso compartilhar, uma apresentação de três grupos folclóricos, e amanhã teremos mais três e depois de amanhã, e assim vamos encerrar com uma grande satisfação o festival que o 11º de Altamira”.
Miss do grupo
O secretário de cultura Bastimeu Almeida, disse; “esse é um momento de muita felicidade para a gestão, a população atendeu ao nosso chamado, compareceu, veio prestigiar o evento, hoje é a primeira noite, coisas grandiosas virão, e é sempre bom conhecer a nossa história, a história de nossas raízes, um trabalho com muita responsabilidade e seriedade cuidando de todos, é dessa forma que o prefeito Juvenil nos orienta para que possamos apoiar, de forma séria, com muita sensatez, preservando a história de nossa raiz, a natureza, os elementos que fazem parte dessa Amazônia tão bonita”, finalizou o secretário.
Grande espetáculo da Miss
O nome “Pará folclórico” surgiu como nome definitivo do festival, que hoje é conhecido em todo estado do Pará, como uma homenagem feita ao primeiro grupo que surgiu em 1970 no município, que era composto preferencialmente por idosos e levava o nome de “Parafolclórico, coco velho que dá azeite”, e tem como seu fundador o senhor Silvino Pantoja, que hoje forma 43 anos de história.
Histórico dos grupos folclóricos que participaram da 1ª noite.
Explosão do Pará: Fundado no ano de 2002, sobre a liderança do senhor Costa, coreógrafo e na época fundador do grupo, o Explosão do Pará passou a ser liderado no ano de 2007 por Gleidyson Teles de Brito até os dias atuais. Grupo formado pelos amigos do bairro Centro, com fundação no bairro Centro, e tem em seu elenco 40 componentes.
Tradição Aparecida: Com 23 anos de tradição em Altamira, o grupo Tradição Aparecida foi fundado no ano de 1990 e surgiu através de iniciativa de amigos que se reuniram para criar um grupo com o objetivo inicial de alavancar a cultura do município de Altamira e conta com um total de 64 integrantes sendo 40 dançarinos.
Cisne Branco: Fundado em 15 de Agosto de 1998, o grupo cisne branco é composto por dançarinos voltados para os ritmos tradicionais paraense e amazônico, valorizando e divulgando a cultura indígena / cabocla e a variedade de ritmo como: Carimbó. O grupo tem como objetivo principal a pesquisa e a propagação da cultura paraense. Sob o comando de Aldemar Bezerra da Silva. Conta com 30 pessoas da comissão e 40 componentes e representa o bairro da Brasília.









Grupo Cultural Tradição Aparecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário