Ginásio da Brasília ficou lotado na abertura do evento |
Um grande espetáculo, é como se pode definir a primeira noite do 11º Festival Pará Folclórico de Altamira que teve início nesta quinta-feira (13), realizado no ginásio Poliesportivo do bairro de Brasília. Mais de três mil pessoas lotaram o ginásio para prestigiar o maior espetáculo artístico Cultural do Oeste do Pará, da Transamazônica e do Xingu.
Para a realização do evento o governo municipal reformou a parte interna do Ginásio poliesportivo, pois o mesmo não oferecia condições digna do evento, o governo Trabalho e Desenvolvimento Social entregou a reforma do ginásio na noite de 12/06. Passaram oito anos do governo passado e não foi feita nenhuma reforma do prédio, mas nas prestações de contas da ex-gestão constam várias reformas do ginásio.
Jurados |
Pinduca levantou a galera das arquibancadas |
Com o tema: “De Altamira a Santarém, mostrando a Cultura que o tapajoara tem!” o grupo Tradição Aparecida entrou na quadra junina prometendo muita garra em sua apresentação, “este ano o povo pode esperar muita inovação, muita beleza e muita cultura, e hoje estaremos fazendo uma surpresa, onde o boto vai virar homem dentro da quadra junina”, disse o presidente Marcos Alberto dos Santos.
Grupo Cultural Explosão do Pará |
Para o prefeito Domingo Juvenil a primeira noite superou todas as expectativas, “uma noite maravilhosa, em um ambiente sadio, foi maravilhoso compartilhar, uma apresentação de três grupos folclóricos, e amanhã teremos mais três e depois de amanhã, e assim vamos encerrar com uma grande satisfação o festival que o 11º de Altamira”.
Miss do grupo |
Grande espetáculo da Miss |
Histórico dos grupos folclóricos que participaram da 1ª noite.
Explosão do Pará: Fundado no ano de 2002, sobre a liderança do senhor Costa, coreógrafo e na época fundador do grupo, o Explosão do Pará passou a ser liderado no ano de 2007 por Gleidyson Teles de Brito até os dias atuais. Grupo formado pelos amigos do bairro Centro, com fundação no bairro Centro, e tem em seu elenco 40 componentes.
Tradição Aparecida: Com 23 anos de tradição em Altamira, o grupo Tradição Aparecida foi fundado no ano de 1990 e surgiu através de iniciativa de amigos que se reuniram para criar um grupo com o objetivo inicial de alavancar a cultura do município de Altamira e conta com um total de 64 integrantes sendo 40 dançarinos.
Cisne Branco: Fundado em 15 de Agosto de 1998, o grupo cisne branco é composto por dançarinos voltados para os ritmos tradicionais paraense e amazônico, valorizando e divulgando a cultura indígena / cabocla e a variedade de ritmo como: Carimbó. O grupo tem como objetivo principal a pesquisa e a propagação da cultura paraense. Sob o comando de Aldemar Bezerra da Silva. Conta com 30 pessoas da comissão e 40 componentes e representa o bairro da Brasília.
Grupo Cultural Tradição Aparecida |
Nenhum comentário:
Postar um comentário